"Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que o bebê fique nos braços da mãe logo após o nascimento para contato pele a pele, independente da via de parto.
Isso também se aplica a bebês prematuros, se as condições clínicas permitirem. Esse contato ajuda na colonização bacteriana, prevenção de hipotermia, facilitação da amamentação na primeira hora de vida e fortalecimento do vínculo mãe-filho.
Se a mãe estiver indisponível, o pai pode substituí-la. Em casos onde o bebê não estiver ativo ou respirando adequadamente ao nascer, ele será levado para reanimação. Após as manobras de reanimação, se estiver estável, pode ser levado para contato pele a pele com a mãe.
Procedimentos como aplicação de colírio e vitamina K podem ser realizados após o contato inicial, pois são essenciais para prevenir oftalmia neonatal e distúrbios hemorrágicos.
O exame físico completo do bebê é realizado após a primeira hora. Caso a mãe não tenha leite no primeiro dia, não é necessário complementar a alimentação do bebê, pois o colostro é suficiente.
E as visitas? Depois de quanto tempo podem visitar nossos bebe?
Recém-nascidos são suscetíveis a infecções, portanto, recomenda-se limitar visitas durante a primeira semana de vida.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria